Mesa Redonda

Joseph Campbell

 Joseph Campbell Foundation: Mythological RoundTables®: Grupo de Brasília-DF/Campinas-SP: Cinema, Mitos & Jazz aos Domingos com Joe!

Joseph Campbell, queridíssimo, recebeu rosas brancas em duas performances realizadas por Luciana Aires Mesquita dentro da Biblioteca Joseph Campbell no Pacifica Graduate Institute, na California, em 1999 e 2001. A Mitoludens iniciou uma parceria com Joseph Campbell Foundation e inaugurou a Mythological Round Table®: Grupo de Brasilia-DF, continuando com a tradição das rosas brancas exalando perfume, poesia, alegria, exalando Campbell, exalando mitologia. A proposta da JCF Mythological Round Tables®: Cinema, Mitos & Jazz aos Domingos com Joe! é aprofundar os estudos deixados por Joseph Campbell de forma interativa, aberta, com uma visão multicultural e network internacional, fazendo diálogos com áreas afins, além de atuar como uma extensão e aprofundamento dos assuntos mitológicos desenvolvidos na Mitoludens. É uma iniciativa liderada por Luciana Aires Mesquita, aprovada pela JCF para formar uma JCF MRT® em Brasília (http://www.jcf.org). Abrimos nossa mesa com o documentário Finding Joe, inédito no Brasil, e temos a proposta de assistir outros filmes que têm como roteiro a jornada do herói, além da discussão da obra O Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell. A cada encontro um artista é convidado para apresentar seu trabalho e falar de sua jornada. Iniciamos os encontros uma vez ao mês e os participantes pediram para serem realizados quinzenalmente. Um presente! Temos como proposta de, ao menos uma vez por ano, receber um convidado especial (nacional ou internacional) para aprofundar ou abrir algum tema de interesse do grupo.

Finding Joe –  é um documentário com duração de 80 minutos, dirigido por Patrick Takaya Solomon, produzido em 2011. No início do século XX, enquanto estudava mitologia, Joseph Campbell descobriu um padrão que se apresenta em toda estória contada e nomeou este padrão de “a jornada do herói”. O documentário explora os estudos de Campbell sobre este tema, numa série de entrevistas sobre os impactos deste mito em nossa cultura. Os desafios, medos, dragões, batalhas e o retorno à casa como uma pessoa já transformada é atuada por um grupo de crianças, entrelaçando os assuntos, estórias e cenas de filmes clássicos. http://findingjoethemovie.com

Legendamos Finding Joe para o português com a ajuda de Ezequiel Nogueira Braga e Maya Bellomo Johnson, nossos agradecimentos. Todo esse trabalho foi feito para a inauguração de nossa Mesa Redonda em Brasília. Fomos selecionados para participar do Festival Internacional Cinema e Transcedência. A Mitoludens terá o maior prazer em disponibilizar o filme legendado para as outras Mesas Redondas no Brasil.

Em breve em Campinas-SP!

O Livro Vermelho

ENCONTROS IMAGINAIS DE JUNG: O LIVRO VERMELHO

Carl Gustav Jung (1875-1961), psiquiatra suíço, artista extraordinário, poeta da alma, visionário. Nossa Mesa Redonda/Encontros Imaginais de Jung: O Livro Vermelho, dedica-se à leitura e escuta sensível do O Livro Vermelho – Liber Novus, quando nos encontramos quinzenalmente. É o volume em iluminuras, chamado por Jung de “confronto com o inconsciente”, a obra mais inédita e importante da história da psicologia. “Os anos durante os quais me detive nessas imagens interiores constituíram a época mais importante da minha vida. Neles todas as coisas essenciais se decidiram. Foi então que tudo teve início, e os detalhes posteriores foram apenas complementos e elucidações. Toda minha atividade ulterior consistiu em elaborar o que jorrava do inconsciente naqueles anos e que inicialmente me inundara: era a matéria-prima para a obra de uma vida inteira.” – C.G. JUNG, 1957.

Em breve em Campinas-SP!

JUNG, C. G. O Livro Vermelho: Liber novus. Snake image III incent, 55.