Artigos

Ekaterina Panikanova, In my garden flowered a rose, 2014, books, nails wood, inks, acrylic, cm 2,10x1,50.

A grande maioria dos artigos aqui relacionadas estão em inglês e são de autoria de Luciana Aires Mesquita. São reflexões arquetípicas que floresceram durante  seu mestrado no Pacifica Graduate Institute, CA. Estão sendo traduzidos do inglês para o português e publicados em jornais/revistas científicas. Por enquanto, disponibilizados aos alunos de Mitologia Através das Lentes Arquetípicas 45 artigos, dentre eles:

Play! Este artigo discute a palavra “brincar” fazendo uma breve análise através da filosofia e psicologia trazendo o conceito de “desconstrução”, além da perspectiva básica das funções do mito de Joseph Campbell através das lentes de David Miller. Em tradução do inglês para o português.

Sítios Arqueológicos de Peixe Angical e Serra da Mesa: Mnemosine submersa ou afogada? Em 1990, uma área de 1.784km2 foi inundada em Goiás para a construção da usina hidrelétrica UHE Serra da Mesa (GO), atingindo 91 sítios arqueológicos. Outras usinas hidrelétricas estão sendo construídas ao longo do rio Tocantins, dentre elas, a UHE Peixe Angical (TO). Todo o estudo que se tem das áreas atingidas por estas duas UHEs são relatórios realizados pela chamada “arqueologia de contrato”, para a aprovação do projeto da empresa contratante e foram tramitados com caráter de urgência no Congresso Nacional. Não são estudos de real profundidade e assim, a sociedade fica sem o conhecimento das origens ameríndias. Neste artigo, a figura mítica resgatada para o olhar através é a deusa Memória, personificada na mitologia grega no arquétipo de Mnemósine. Mnemósine é apresentada como mãe da psicologia, origem do mito e mãe das Musas, fontes da cultura. Sem Mnemósine não há Memória nem Arte. Sendo filha de Gaia, nos reconecta à Terra, devolvendo-nos o sentido ecológico profundo, demonstrando que a psique é arcaica e que a psicologia necessita voltar o olhar psicológico para o mundo. Todo o artigo é tecido com poemas de Guimarães Rosa, para uma poética do Sertão. A apresentação da Pedra do Cruzeiro como nossa “Pedra da Roseta” é surpreendente e alarmante. A resposta da pergunta se esses sítios arqueológicos estão afogados ou apenas submersos, está dentro de nós e adormece profundamente em nossa psique.Capítulo de livro publicado em: OLIVEIRA, M.;CALLIA, M. Terra Brasilis – Pré-história e Arqueologia da Psique. São Paulo: Paulus, 2006. ISBN 9788534926119. Apresentado no XIX Moitará, Campos do Jordão-SP.

Last and First – Através das lentes de Gaston Bachelard e James Hillman, este artigo revisita o mito de Héstia, saindo do literalismo para uma expansão do mundo imaginal, restaurando a perspectiva mítica. Em tradução do inglês para o português.

A Soulful Approach to Alchemy – Este artigo faz uma aproximação do estudo da alquimia, o qual Jung dedicou mais de dez anos de sua vida. Em tradução do inglês para o português.

Embracing our Treasure – Esta é uma análise sobre o matriarcado, voltando-se ao antigo Egito, visitando Isis Negra. Diferentes lentes de Christine Downing e Marion Woodman são aqui discutidos e ampliados para a Virgem Negra, N. Sra. Aparecida e N. Sra. do Rosario. Em tradução do inglês para o português.

Dona Flor and Her Two Husbands – Este artigo traz uma exposição dos arquétipos nos personagens vividos no filme. Em tradução do inglês para o português.

Pagan Awakening – Este artigo é um convite a um mergulho no amálgama de metáforas e analogias do tema Pastor/Ovelha sob o conceito da desconstrução. Através dos símbolos e imagens do reino arquetípico, reintegra nossa natureza instintiva em um criativo acordar para a mitopoesis. Em tradução do inglês para o português.

O Mito de Perséfone – A primeira parte deste artigo traz algumas análises dos estudos de Patricia Berry, Christine Downing e James Hillman mostrando um entendimento profundo de Perséfone e as relações com Hades e Deméter. A segunda parte é uma interpretação pessoal, que inclui imagens como num sonho da estória de Perséfone, para roteiro de video. Artigo recém traduzido do inglês para o português.

Dancing in the Rainbow Sky–the fertile mother, open and grounded – Ao longo do livro Lady of the Lotus-Born – The Life and Enlightenment of Yeshe Tsogyal algumas considerações, principalmente sobre os chacras, são tecidas relacionando conceitos do corpo sutil à ciência. Em tradução do inglês para o português.

How to Describe a Sea? – Este é um poema/texto sobre os eventos iniciatórios que os estudos no Pacifica Graduate Institute trouxeram à Luciana Aires Mesquita. Em inglês.

Mais em: